terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Relatório da Participação na reunião anual da SRAI, New Orleans, 28 a 30 outubro, 2013



 Toda a reunião estava organizada nos seguintes “eixos temáticos”:
a)      desenvolvimento pessoal;
b)      administração de programas patrocinados de pesquisa;
c)       administração e operações;
d)      administração financeira;
e)      pesquisa e leis;
f)       ética em pesquisa e conformidade;
g)      agências e patrocinadores.

Imagem do programa, mostrando nas colunas, os "eixos temáticos" e as atividades de turno inteiro ou meio turno.

No sábado e domingo, 26 e 27 de outubro, houveram 8 workshops de dia inteiro e 15 workshops de meio-turno, com inscrições a parte.  No sábado houve também o “Senior Leadership Institute” que é uma reunião de administradores líderes, incluindo Pró-Reitores e Diretores de agências.  De segunda-feira (manhã e tarde) à quarta-feira (somente pela manhã) houveram as sessões concomitantes, sete em cada turno, distribuídas nos eixos acima referidos.
Havia todo o período, uma exposição de posters, com relatos de experiências e resultados de pesquisas em vários temas da administração.  Também a Feira, com inúmeros expositores, dentre os quais, destaco:

Oportunidades de formação em “gestor de pesquisa”:
a)      Icahn School of Medicine at Mount Sinai, Union Graduate College – Graduação e Mestrado  em ética clínica, ética em pesquisa, política e legislação: www.bioethics.uniongraduatecollege.edu
b)      University of Central Florida, School of Public Administration: Master of Research Administration, www.ce.ucf.edu/research
c)       City of Hope – comunidade de pesquisadores e gestores, www.cityofhope.org
d)      Johns Hopkins University – Master of Research Administration, www.advanced.jhu.edu/researchadmin
e)      Management Concepts, treinamentos, “Grant Management Certificate Program”, www.managementconcepts.com
f)       Emmanuel College, Boston – programas de graduação em gestão de pesquisa, tanto presenciais quanto à distância, www.emmanuel.edu/reserachadmin

Serviços ou recursos para gestão:
a)      iMedRIS Data Corporation (www.iMedRIS.com) – administração de sistemas, “data management”, prestação de serviço.
b)      ML Weekes & Company (www.mlweekes.com) – softwares para gestão
c)       ERA software systems (www.erasoftwaresystems.com) – softwares para gestão
d)      Processpathways – softwares para gestão
e)      Huron Education – software para gestão, www.huronconsultinggroup.com
f)       Amber Road, global trade management, www.AmberRoad.com
g)      InfoEd Global, EASE (electronic application submission engine), www.infoedglobal.com
h)      Itworks – information technology, serviços e softwares de gestão
i)        Wellspring Worldwide, software para gestão, www.wellspringworldwide.com
j)        Harrington Discovery Institute, Cleveland, patrocinador de pesquisa inovadora, www.harringtondiscovery.org
k)      MAXIMUS Higher Education Practice – software e serviços de gestão, www.maximus.com
l)        ATTAIN, serviços de gestão, www.attain.com
Destacou-se ainda o estande da RAAC (Research Administrators Certification Council), www.racc-cert.org,  que é a organização que certifica os profissionais de gestão em pesquisa, uma espécie de “Conselho Profissional” como temos no Brasil os Conselhos: de enfermagem, de medicina, de farmacêutico-bioquímico, órgãos reguladores do exercício profissional.  Este tema precisamos discutir e estudar como vamos encaminhar no nosso país esta formalização da profissão de gestor de pesquisa (ou gestor de pequisa e inovação).
Do ponte de vista prático, esta listagem deverá estar na programação do Primeiro Congresso Brasileiro de Gestores de Pesquisa, pois todos são potenciais expositores na Feira do Congresso.
Na segunda-feira, 28 de outubro, à tarde, tivemos reunião com o “Board of Directors”, com a presença do  Elliott Kulakowski  (PhD, MBA, Chief Executive Officer – SRAI) e da Presidente da SRAI Sandra M. Nordahl, CRA  & Director, SR Contracting and Compliance and Facility Security Officer, San Diego State University Research Foundation.  Eles todos estavam muito interessados em apoiar o movimento da ABGEPq, bem como pensar em alavancar o mesmo movimento em demais países latino-americanos.   Colocaram-se a disposição para ajudar no que for necessário.  Manifestei interesse especial em eventos e ações de capacitação, especialmente em formato de EAD para iniciarmos de imediato.  A SRAI tem muita experiência com isto e ficamos de retomar este planejamento e as discussões em breve.
Também na segunda-feira, tivemos a palestra do Professor Manoel Barral Neto: “Na Overview on the Brazilian Landscape on Higher Education, Science and Technology”, que despertou grande interesse (vide foto em outro post neste Blog).   O nome do Professor Barral foi indicado pelo grupo que estava preparando a fundação da ABGEPq, a pedido da Comissão Organizadora da Reunião 2013 da SRAI.  Isto demonstra a importância de fortalecermos esta organização de fomento e representatividade da atividade de gestão em pesquisa no Brasil.
Destas atividades, quatro encaminhamentos principais:
1)      Precisamos trabalhar no país com eventos de capacitação e formação (por promoção da própria ABGEPq  ou divulgação de eventos ou cursos promovidos por outras entidades); acredito que isto deva acontecer independente do Congresso.  Um passo inicial seria consultar nossa comunidade nacional: quais as necessidades mais urgentes?  E programar a partir disto.  A SRAI nos dá apoio nestas atividades.
2)      Manter um catálogo online de oportunidades de formação (graduação ou pós-graduação) em áreas de interesse para o gestor de pesquisa; podemos começar com a listagem acima apresentada;
3)      Discutir e estimular a constituição de cursos formais de graduação ou pós-graduação no nosso país (multi-institucional?) de gestor de pesquisa;
4)      Discutir a formalização de uma certificação e/ou regulamentação da atividade profissional do gestor de pesquisa: criar mais um “Conselho” ou deixar isto atribuição de uma Comissão ou Conselho dentro da ABGEPq?


Carlos Graeff Teixeira, Presidente  da ABGEPq 2013-2014


Próxima reunião da SRAI já está sendo preparada, e inscrições já podem ser feitas no site. Será entre 18 e 22 de outubro de 2014, em San Diego, California, EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário